sábado, 16 de maio de 2009

ATOS INSEGUROS E CONDIÇÕES INSEGURAS VOCÊ SABE O QUE SÃO?


X


Todo acidente é CAUSADO, e não simplesmente acontece, é por isso que toda vez que ocorre um acidente, por mais simples que possa parecer, nós o investigamos e analisamos, com a finalidade de encontrarmos causas e, em conseqüência, encontrarmos as providências ou recomendações necessárias, para evitarmos a repetição de acidentes semelhantes.
Os acidentes ocorrem por falta cometida pelo empregado contra as regras de segurança ou por condição de insegurança que existem no ambiente de trabalho.
Podemos classificar basicamente as causa de um acidente de trabalho em dois fatores:
ATO ou CONDIÇÃO INSEGURA.
Existe uma terceira classificação de causas de acidentes que são as causas naturais, responsável por 1 a 2% dos acidentes.
As causas naturais são os fatores da natureza, tais como vulcão, terremotos, maremotos, tempestades, etc, onde a tecnologia não tem controle ou previsões mais confiáveis.
Atos e condições inseguras são fatores que, combinados ou não, desencadeiam os acidentes do trabalho. São portanto, as causas diretas dos acidentes. Assim, pode-se entender que prevenir acidentes do trabalho, em síntese, é corrigir condições inseguras existentes nos locais de trabalho, não permitir que outras sejam criadas e evitar a pratica de atos inseguros por parte das pessoas.
Tanto as condições como os atos inseguros tem origem mais remotas, em causas indiretas. Esses fatores indireto, porém, podem ser atenuados ou eliminados, de modo a evitar que os últimos elos da cadeia, atos e condições inseguras, venham a propiciar a ocorrência de acidentes ou pelo menos que essas ocorrências se tornem cada vez mais raras.

Levantamentos realizados por diversos órgãos e institutos mostraram que a proporção das causas de acidentes é de aproximadamente:

ATOS INSEGUROS
80%
CONDIÇÕES INSEGURAS
20%

ATO INSEGURO

É a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido.
Nota-se que nas investigações de acidentes, que alguns atos inseguros se sobressaem entre os catalogados como os freqüentes, embora essa maior evidência varie de empresa para empresa. Cabe ressaltar que um funcionário sem treinamento ou que não saiba os riscos inerentes a uma determinada atividade, não deve ser classificado como ato inseguro, mas sim como condição insegura.

Abaixo alguns exemplos de atos inseguros mais conhecidos:

· Ficar junto ou sob cargas suspensas.
· Usar máquinas sem habilitação ou permissão.
· Lubrificar, ajustar e limpar maquina em movimento.
· Inutilizar dispositivos de segurança.
· Uso de roupa inadequada.
· Transportar ou empilhar inseguramente.
· Tentar ganhar tempo
· Expor partes do corpo, a partes móveis de maquinas ou equipamentos.
· Imprimir excesso de velocidade.
· Improvisar ou fazer uso de ferramenta inadequada a tarefa exigida.
· Não utilizar EPI.
· Manipulação inadequada de produtos químicos.
· Fumar em lugar proibido.
· Consumir drogas, ou bebidas alcoólicas durante a jornada de trabalho.



CONDIÇÃO INSEGURA

Condições inseguras nos locais de serviço são aquelas que compreendem a segurança do trabalhador. São as falhas, os defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que pões em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas e a própria segurança das instalações e equipamentos.
Convém ter em mente que estas não devem ser confundidas com os riscos inerentes a certas operações industriais. Por exemplo: a corrente elétrica é um risco inerente aos trabalhos que envolvam eletricidade, aparelhos ou instalações elétricas, a eletricidade não pode ser considerada uma condição insegura por ser perigosa.Instalações mal feitas, ou improvisadas, fios expostos, etc., são condições inseguras, a energia elétrica em si não.

Abaixo alguns exemplos de condições inseguras mais comumente conhecidas:

· Falta de proteção em máquinas e equipamentos
· Deficiência de maquinário e ferramental
· Passagens perigosas
· Instalações elétricas inadequadas ou defeituosas
· Falta de equipamento de proteção individual
· Nível de ruído elevado
· Proteções inadequadas ou defeituosas
· Má arrumação/falta de limpeza
· Defeitos nas edificações
· Iluminação inadequada
· Piso danificado
· Risco de fogo ou explosão

59 comentários:

  1. MEU NOME É MARCELO GOMES ESTUDANTE DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO O RECADO QUE EU DEIXO É QUE AS PESSOAS POSSAM PENSAR DUAS VEZES ANTES COMETER QUALQUER INFRAÇÃO POR MAIS SIMPLES QUE ELA SEJE,ESSA PESSOA TEM QUE TER EM MENTE QUE NÃO A SUA VIDA ESTÁ EM RISCO MAS AS DE OUTRAS AO SEU REDOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em nenhuma hipotese deve-se cometer infração, errado sempre sera errado. Pense nisso.

      Excluir
  2. PRISCILA disse...
    MEU NOME È PRISCILA SHERON DA SILVA FERREIRA ESTUDANTE DO CURSO SEGURANÇA DO TRABALHO O RECADO QUE EU DEIXO É QUE AS PESSOAS ANTES DE COMETER QUALQUER ATO INSEGURO PENSE NISSO DUAS VEZES POIS ELA ESTARÀ COLOCANDO NÃO Só SUA VIDA EM RISCO MAIS DE VÁRIAS PESSOAS QUE ENCONTRA-SE AO SEU REDOR.

    ResponderExcluir
  3. Anelise M. Silveira26 de março de 2010 12:10

    Meu nome é Anelise M. Silveira, Técnica de Segurança do Trabalho, recém formada, gostaria de deixar minha contribuição, para que verifiquem a portaria de n 84, 04.03.2009 do SIT, que se refere a NR 1, onde revoga os incisos (I, II, III, IV, V e VI), onde não se enquadra mais ato inseguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite o site www.gusmaotec.com.br

      Excluir
  4. Meu nome é Denisson Damasceno sou estudante de Eletromecanica e Inspeção de equipamento, o recado que eu deixo é que nós devemos ter conciencia de nossos atos e como eles pode nos prejudicar ou prejudicar nosso colega de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Meu Nome é Marcos sou estudande de seg. trab., meu recado é que nós prestamos mais atenção nas coisas que fazemos, respeitando
    os limites de segurança e levando as coisas no bom senso.

    ResponderExcluir
  6. Edson Moura, Tecnico em segurança do Trabalho.

    Até mesmo as condições inseguras em quase sua totalidade são proporcionadas por fatores humanos.
    Ordens, contenção de custos e desconhecimento da causa são fatores humanos. Uma ordem para se comprar um EPI ou até mesmo um equipamento mais em conta podem proporcionar uma condição insegura; logicamente não possso generalizar mais estas situações devem ser vistas com cuidado para que acidentes possam ser evitados.

    ResponderExcluir
  7. OLA MEU NOME E ANDERSON DA SILVA COELHO ESTOU CUSANDO GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO, O RECADO QUE DEIXO PRA VOCÊS E QUE PENSE NÃO SÓ A QUEM ESTA AO SEU REDOR E TABEM AQUELES QUE ESTÃO EM SUAS CASAS AQUELES SM IRAM SOFRE QUANDO O VER UM DE VOCÊS ADOENTADO, NUMA CAMA E ETC . . . POR CAUSA DE UM ATO INSEGURO, AQUELES QUE Ñ TEM NADA AVER QUE PAGARAM POR SEU ATO INSEGURO, ENTÃO PENSE DUAS VEZES A REALIZAR UM ATO INSEGURO.

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome e Wagner Rodrigues e estudo seguranca no trabalho meu comentario e que todo ato inseguro parte do principio que a pessoa nao foi orientada ou foi mal treinada por isso que ocorrem os atos de inseguros!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descordo estudo no senai e os professores são otimos e ensinam muito bem mais ja na partir prática do curso algumas pessoas nao lavam a serio os ricos de acidentes nao porque eles nao sabiam mais por brincadeiras
      Valeu Mhary

      Excluir
  9. Meu nome é Christiano Michel e estudo engenharia de produção, estou cursando a materia de eng. de segurança. Meu recado é : as empresas devem de alguma maneira pensar de uma forma mais humana, não apenas cumprir as metas de segurança por obrigação, deixando um pouco de lado a sua busca por lucros etc...

    ResponderExcluir
  10. Olá todos,meu nome é Anderson da Silva Coelho e estudo segurança no trabalho. Mas aí wagner ,ñ concordo cm vC, tipo da coisa, na minha concepição todo ato inseguro muintas das vezes ñ ocorrem devida a ñ orientação e nem pouco o treinamento e sim a confiança das pessoas, axam por muintas das vezes estarei todos os dias na quela rotina diaria principalmentas os mais antigos nunca vão aconteser acidents cm eles por falt de equipamento de segurança, EPI, EPC. Tipo muinta das vezes uma luva protege as mãos de cortes, bacterias e etc... mas por conforto e exigencia de produção e a propria confiança de se msmo acontese o ato inseguro de exercer a fução sem o EPI.

    ResponderExcluir
  11. www.tecnicosmt.com - http://www.tecnicosmt.com/2010/09/ato-ou-condicao-insegura.html

    acessem!!!

    ResponderExcluir
  12. acessem www.tecnicosmt.com o melhor site de segurança no trabalho, conteúdo, downloads, diversão, tudo em um único lugar.

    ResponderExcluir
  13. Olá, me chamo Edson, moro em São Luis-MA e sou estudante do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, e achei todo conteudo desse blog muito relevante pra meu curso, estão de parabéns! Grande abraço e sucessoo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. óla, me chamo Elcicley da Silva, sou estudante da area de segurança do trabalho , muito bom o conteudo deste blog ,estão de parabens ,segurança do trabalho é ter amor não só da sua propria vida mais sim de quem está ao seu redor no ambiente de trabalho.sucesso a todos

      Excluir
  14. eu sou ana maria e eu estudante de tecnico de segurança e queria dizer que nos tecnico
    SOMOS OS ANJOS DA GUARDA DE TODOS OS TRABALHADORES.

    ResponderExcluir
  15. Ninguém aqui sabe português.

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é Milena, moro em Recife, sou estudante de segurança do trabalho, quero dizer que este blog está de parabéns os conteudos que encontrei me serviram muito como aprendizado.

    ResponderExcluir
  17. Átila Almeida Timóteo18 de janeiro de 2011 05:55

    Meu nome é Átila Timoteo, Técnico de Segurança do Trabalho, quero dizer que todos nós temos que nos conscientizar que a segurança do trabalho dentro da empresa tem um papel muito importante para a empresa, mas mais importante ainda é a participação dos colaboradores para prevenção de acidentes dentro da empresa, prevenção, pratique esta ideia.

    ResponderExcluir
  18. ola... com os meus fundamentos teoricos aprendi que para nao cometer muitos acidentes e nem ficar expostos a condicoes inseguras, o individuo deve ficar em casa, para pejudicar os outros... seus abestados... e nem encostar no INSS...
    Falo...

    ResponderExcluir
  19. cleverson n de brito16 de fevereiro de 2011 10:30

    olá meu nome é cleveson n de brito, meu recado é simples,as empresas podem sobreviver sem um funcionário, a pergunta a se fazer é: sera que minha familia vai viver bem se eu sofrer um acidente e perder parte de algum menbro do corpo? a pessoa tem que pensar que um trabalho ela pode arrumar mais os estragos emocionais ematerias em sua vida devido a acidentes sofridos são irreversiveis.por isso não trabalhe em condições de ato inseguro.

    ResponderExcluir
  20. Hello galera meu nome é Gleice estudante do curso tecnico de enfermagem,achei legal o conteudo da informação.Me deixou tudo bem claro e sem nenhuma duvida.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde,Sou Rafaella Almeida Nonato,moro na Bahia e estudante em Tecnico em Segurança do Trabalho,atos inseguros é quando afeta diretamente a saude do trabalhador,depois de serem treinados muitos deles nao ligam pra usar os EPI's ou EPC's,havendo assim uma negligencia dele mesmo,e condiçao insegura é o local de trabalho que nao esta havendo um acesso necessario de segurança,onde vai existir as falhas os defeitos e as irregularidades tecnicas.
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  22. perfeito tudo de bom quem escreveu deu a melhor descrisão de atos inseguros e condições inseguras brigado

    ResponderExcluir
  23. Patrícia, Gerenciamento e Execução de Obras.

    Este blog realmente é bastante interessante e bem explicativo. Estou fazendo uso das palavras em trabalhos e gostaria de saber quem foi o autor do blog. Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Leeka, gostaria de lembrar aos leitores que deve-se insistir e trabalhar o fator gerencial e ambiental onde persiste no tratamento dos atos e condições inseguras. Gostei muito do conteúdo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Olá me chamo Alzerina da Silva Mota. moro em manaus am, sou recém-formada em segurança do trabalho.ato inseguro é nada mas nada menos a falta de responsabilidade, negligencia consigo mesmo e com seu colega de trabalho. é o mal uso dos EPI's, EPC, que causa a maiorias dos acidentes de trabalho. então vamos nos conscientizar e usar esses equipamentos de forma adequada, so assim iremos minimizar os acidentes nos ambientes de trabalho

    ResponderExcluir
  26. olá me chamo Alzerina da S.Mota.sou recém- formada em segurança do trabalho,parabéns a todos que participaram. então ato inseguro é tudo isso é a falta de responsabilidade consigo e seu colega de trabalho.

    ResponderExcluir
  27. O colaborador em geral, consciente ou não do que esta fazendo, q possa ir contra as normas de segurança do local de trabalho originando a prática de ATOS INSEGUROS.
    A condição do ambiente de trabalho que ofereça perigo ou risco aos trabalhadores define se como CONDIÇÕES INSEGURA.

    ResponderExcluir
  28. olá, meu nome é Camila F, eu sou de SC e curso SENAI - Desenho de produto de moda, e tenho dentro da matéria aulas de Organização e preparação para o trabalho, hoje dia 22 de maio terei uma avaliação sobre o conteúdo. Foi muito útil poder ter o auxilio desse recurso. obrigada

    ResponderExcluir
  29. MEU NOME E WILSON DE FREITAS SOARES,ESTUDANTE DO CURSO "TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO" COLEGIO SAO PAULO/RIOPETRO.GOSTEI DESTE SITE,EXPICA MUITO BEM O QUE E ATO INSEGURO E O QUE E CONDIÇOES INSEGURAS...........PARABENS.

    ResponderExcluir
  30. Ola me chamo Leandro e curso tecnico em seguranca do trabalho no senac de colider mato grosso vc estao de parabéns.gostei a prendi muito valeu

    ResponderExcluir
  31. Professor na área prevencionista, mestrando em Psicologia do Trabalho e Organização e autor do livro "Cyberpreview, a cibernética aplicada a prevenção de erros e falhas" pela Editora Nelpa, lançado recentemente na Livraria Martins Fontes e Livraria da Vila, ambas em São Paulo, abordo exatamente estas condiçõe citadas aqui e posso afirmar que os atos e condições inseguras são obra da criatividade do homem que, como trabalhador está sendo vítima em alguns momentos e vilão em outros, tornando seu ambiente de trabalho uma grande incerteza para sua sustentabilidade, ou seja, o local onde ele acredita estar tentando ganhar a vida, está perdendo-a. E o pior, isto já vem ocorrendo há muito tempo e ficamos somente nos discursos. Como eu acredito que este resultado seja pela má formação profissional como um dos elementos básicos de todo o contexto, sugiro que invistamos mais na pessoa trabalhador, resgatando a sua inteligência, algo Divino que está sendo, simplesmente abandonado. Um abraço, Jorge Gomes.

    ResponderExcluir
  32. Olá turma! De fato, observa-se na postagem um conteúdo relevante para a sensibilização seja do estudo, do trabalhor ou outros, em ambiente laboral. Um ponto relevante que venho observando nos laboratórios e oficinas que frequento (curso técnico em Eletromecânica)e que ocasiona constantemente acidentes é o comportamente de algumas indivíduos em espaço laboral, onde alguns se acham 'preparados' o suficiente para desempenhar determinada função - sem estar o necessário - e usando de brincadeiras acabam por si acidentar ou por em risco a saúde do colega.
    Congratulu-o pela ação de desenvover o blog, discutindo este assunto que deverás se mostra relevante, não apenas para uma área especifica, mas para todos os campos. Afinal, como dizia Bernadino Ramazzini: “Prevenir é melhor que curar.”

    Abraços,
    Welhinjton Cavalcante

    Visite-nos quando possível em:
    http://ehdireito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Sou estudante de Instrumentação e equipamentos Industriais e gostei muito desse site que resume bem o que é Segurança no Trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Olá,Sou Evanoir de Oliveira,morador de Caetité-ba, parabéns pelo conteúdo,Segurança do Trabalho é coisa séria.

    ResponderExcluir
  35. Porque o termo Ato inseguro não é considerado um fator responsável por acidentes do trabalho? Cristiano - Técnico em Segurança e Saúde do Trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Jéssica, estudante do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Muito bom o conteúdo desse site, Parabéns! E não esqueçam, USE SEMPRE EPI!

    ResponderExcluir
  37. JEFFERSON, SOU ESTUDANTE DO 3° PERIODO DE SEG. DO TRABALHO, AS CONDIÇOES INSEGURAS E ATOS INSEGUROS, SAO CONSEQUENCIAS DE FATORES HUMANOS POIS QUE UMA DAS MAIS COMUNS SÃO A ALTO CONFIANÇA DOS COLABORADORES QUE SEMPRE TEM AS CONVICÇAO QUE NUNCA VAI LHE ACONTECER UM ACIDENTE,OUTRA COMUM A FALTA DE ESTRUTURA QUE ALGUMAS EMPRESAS NOS DAR PARA COMBATER O ACIDENTE. MAS A FORMA MAIS EFICIENTE E INTELIGEMTE DE COMBATER ESSE MAL É ATRAVES DE DDS E TREINAMENTOS RESUMINDO CONCIENTIZAÇAO SEGURANÇA E CONCIENTIZAÇÃO ANDAM JUNTAS, SE VC COMEÇAR A OBSERVAR QUE OS COLABORADORES ESTÃO COMETENDO ATOS OU CONDIÇOES SEJA Ñ USANDO OS EPIS OU NAO CUIDANDO DO AMBIENTE ONDE ELES TRABALHAM FAÇAM RECICLAGEM DOS COLABORADORES E COLOCA AS CARTAS NA MESA EXPLICA O MOTIVO DA RECICLAGEM E MOSTRA O MATERIAL DAS CONDIÇOES E ATOS LOGIGO QUE O MELHOR MATERIAL DE EVIDENCIAS SÃO AS FOTOGRAFIAS ENTAO VIU UMA Ñ CONFORMIDADE REGISTRE E APRENSENTE COM UM PLANO DE AÇÃO.
    VALEU? BOA SORTE

    ResponderExcluir
  38. sou gil de tersina piaui estou terminando o curso de tec.seg. do trabalho adorei as explicaçoes,tirei todas as minhas duvidas a respeito desse assunto obrigada.

    ResponderExcluir
  39. meu nome é Rubson sou estudante de segurança do trabalho ato inseguro ou condição tem que ser bastante falada no dds, mais esses atos não se limitam somente dentro do ambiente de trabalho mais sim na nossa vida todos os nossos atos podem nos prejudicar e acaba prejudicando a terceiros, antes de praticar qualquer tipo de atidades insegura pensa na sua vida e na vida das pessoa que estão ao seu redor as vezes é mais rapido praticar esta ato e acaba o serviço mais nem sempre da certo, entao é melhor se equipar da melhor maneira para elaborar as tarefa, e lembre que a pressa é inimiga da perfeiçao.

    ResponderExcluir
  40. OI MEU NOME É EDILMA FAÇO TBM O CURSO TEC.EM SEGURANÇA DO TRABALHO.. E O RECADOS QUE EU DEIXO SÃO PARA TODOS AQUELES Q GOSTAO DE FAZER OQUE QUEREM,GENTE POR FAVOR VAMOS DAR MAIS VALOR A VIDA DA GENTE, NÓS SÓ TEMOS UMA ENTAO VAMOS ZELAR POR ELA.VAMOS USAR OS EPI´s ADEQUADAMENTE, POR Q QUANDO ACONTECE ALGO NAO É SÓ O FERIDO Q SAI PERDENDO NAO,MAS A SUA FAMILIA TBM.. ENTAO VAMOS COLABORAR COM OS PROFISSIONAIS EM SEGURANÇA DO TRABALHO,VAMOS PRESERVAR A NOSSA VIDA... ACHO QUE É ISSO....OBRIGADO.. E QUEM QUIZER ME ADD PRA CONVERSAMOS SOBRE O TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO ME ADD É SEMPRE BOM FAZER NOVAS AMIZADE..BJSSS MEU MSN É [ edilmanow@hotmail.com ]..xau ate mais...;)

    ResponderExcluir
  41. Muito bom...agora que estou de férias, estou estudando e isso me fez lembrar algumas aulas que comentamos ao assunto referente..Obrigado desde já ao blog e as pessoas que aqui postão um pouco de seu conhecimento.thau!

    ResponderExcluir
  42. Caros e seguros prevencionistas:
    Alem dos Atos e Condições inseguras,é importante que se tenha conhecimento e compreensão de Causas Mediatas e Causas Imediatas que levam a provocar acidentes.Todo estudante da área de segurança deve conhecer o jogo do Dominó da segurança.

    ResponderExcluir
  43. meu nome e charles magno estudante de seg do trabalho ato inseguro com certeza e a uma das maiores causas de acidentes num ambiente de trabaho por isso devem tomar mais cautela e trabalhar com segurança...

    ResponderExcluir
  44. Ola meu nome é Ricardo soares,concordo com as opiniões da maioria dos colegas acima,estou cursando o primeiro ano do técnico de segurança do trabalho,porem acho que o ato inseguro esta ligado também com pressões e o fator tempo que na maioria das vezes os lideres [chefias]impõe aos trabalhadores,que mesmo com treinamentos em ,ou na função que exerce acaba por ter que fazer diferente assim ocasionando um ato inseguro e por fim um grave acidente.

    ResponderExcluir
  45. oi meu nome Silço trabalho na empresa V&M FLORESTAL A 28 ANOS GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES REPASSADAS POR VOCÊS TRABALHAR COM SEGURANÇA O MELHOR CAMINHO PARA TODAS EMPRESAS VALORIZANDO A VIDA O NOSSO MAIOR PATRIMONIO.

    ResponderExcluir
  46. Bom Dia para todos os meus colegas,

    Meu nome é Liliane, sou Técnica de Segurança do Trabalho a 5 anos. Temos que implantar na mente das pessoas o conceito prevencionista, fazer que as pessoas abram a mente e criem percepção de risco. Temos que parar de sermos responsabilizados mesmo quando implantamos medidas corretivas e prevencionistas, quando o acidente acontece, na maioria das vezes é por um ato inseguro do funcionário. Juntos vamos implantar a cultura e semear segurança.
    Um abraço a todos, e parabéns pelo profissional que somos!

    ResponderExcluir
  47. sou simone de santa margarida MG cursando tst 6 perildo nuncam deixam de usar e muito importante EPI pode salvar nossas vidas

    ResponderExcluir
  48. Bom dia! Gostaria de saber de quem são os levantamentos e pesquisas que mostram que 80% dos acidentes são causados por atos inseguros dos trabalhadores. Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. boa tarde a todos sou tec em seg do trabalho de uma metalurgica esse material passado e muito bom e o que passamos no dia a dia de trabalho.

    ResponderExcluir
  50. Como estudante de TST, digo, exerçam o direto de recusa toda vez que notarem uma condição insegura, o lugar que o funcionário faz mais falta é em casa.

    ResponderExcluir
  51. como ter certeza que esta tudo dentro dos conformes

    ResponderExcluir